sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como fazer a Cola de Gelatina (Cola quente animal)


Aqui a receita da cola de gelatina. Para o preparo da cola, será necessário o seguinte:
- Gelatina sem sabor em pó (1 colher)
- Água
- Frasco plástico
- Vasilha com água quente em banho maria.
A cola de gelatina é sempre usada quente! Por isso o banho maria é necessário para aquecê-la. Também é importante esclarecer que ela não deve ser fervida, somente aquecida em banho maria. Ela era usada pelos antigos marceneiros, hoje pouco conhecida pois os adesivos PVA (cola branca ou amarela) são mais fáceis de usar, mas, não são tão resistentes quanto a cola de gelatina. Em testes realizados, colando pedaços de madeira utilizando as duas colas, obteve-se o seguinte resultado: As partes coladas com cola quente de gelatina eram dificilmente separadas, e quando forçadas, se partiam arrancando lascas da própria madeira, provando sua alta capacidade de "cristalização". E também, secando as duas colas ao ar libre, quando secas, os adesivos PVA (Cola branca ou amarela) ainda são meio "elásticos" quando pressionados com a unha, e a gelatina não.

Modo de preparar:
Para pouca quantidade, use uma colher (de sopa) de gelatina em pó e três colheres de água. Use sempre essa proporção de 1/3. Deixe a gelatina absorver a água por uns 20 minutos. Coloque o recipiente plástico com a gelatina em uma panela em banho maria (ver desenho acima). Deve-se usá-la, quando estiver bem derretida, quase transparente com a textura parecida com uma "calda" usando um pincel. Jamais deixe-a ferver e não a use quando estiver resfriada ou com aspecto já cremoso. Junte as partes com um grampo, e espere pela cura da cola que leva normalmente 24h. A sobra da cola, pode ser guardada na geladeira e reaquecida para novo uso.

7 comentários:

  1. e para utilizar? como faz? deve aplicar a cola nas partes separadas e esperar curar? ou deixar em contato?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela a dica !! Estou a procura da cola granulada e não encontro vou esse essa da gelatina que acredito ter a mesma origem .

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica, vou utiliza-la num espelho que descolou do braço dum violino.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Caso seja necessário descolar as partes, qual é o processo?

    ResponderExcluir
  6. Simples assim; sem mistérios. Grato

    ResponderExcluir